UNIVERSIA EN ...
CONTENIDO EN RED

Sábado :: 25 / 10 / 2014

Mais Notícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Curso de Licenciatura

Licenciatura em Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina

Grau: Licenciatura
Web plano curricular: Ver o plano curricular no site da instituição

Objetivos formativos / Perfil profissional:

- O Curso de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina tem por objetivo geral formar profissionais altamente qualificados para exercer o magistério da Filosofia nos níveis Fundamental, Médio e Superior, bem como para a pesquisa e a produção genuinamente filosóficas. Além disso, tem como objetivos específicos: formar pessoas com espírito compreensivo e crítico da realidade; articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão na atividade docente; propiciar a socialização e apropriação da cultura e do conhecimento filosófico, atendendo às urgências da contemporaneidade.
Modalidade de Ensino: À Distância - Presencial
Área Conhecimento: Filosofía, ética e humanidades
Duração: 6 semestre/s
Sessão: Diurno-Noturno
Vagas: 70

Como aceder:

Vestibular

Subir

Requisitos de admissão:

Ensino Médio

Subir


Mundo laboral / Área profissional:

- O formado em Filosofia pode atuar, além da pesquisa e do ensino, em editoras e instituições culturais, ou como tradutor de obras filosóficas.
Para dar apoio às atividades desenvolvidas, o curso conta também com vários núcleos de pesquisa:

- Epistemologia e Lógica, que é responsável por várias publicações filosóficas de renome nacional.
- O de Ética e Filosofia Política, que oferece cursos e palestras de extensão fora da Universidade Federal de Santa Catarina, com temas como violência, aborto e eutanásia; o Núcleo de Filosofia Antiga, que procura reativar o estudo, o ensino e a pesquisa do saber antigo, como o estudo do grego e do latim. - O Núcleo de Filosofia no Ensino Médio, que organiza encontros e palestras com professores de rede estadual de ensino.

Subir


Campus

Subir

Observações:

- As disciplinas fundamentais do curso são as Histórias da Filosofia - de I a VIII - nas quais são estudadas as principais correntes de pensamento filosófico, assim como os principais pensadores de cada época. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996 - que prevê o ensino obrigatório de Filosofia para alunos do Ensino Médio - aumentou a demanda no mercado pelo profissional licenciado na área. Mas antes, o estudante deve se formar como bacharel e ainda cursar disciplinas pedagógicas, além de estágio supervisionado

Subir


Publicidade



Publicidade